Quem nunca ganhou aquele chazinho da vovó?
Convido você a conferir o que essas plantas e ervas medicinais podem propiciar a você!
Rosemary
O alecrim é um parente da família da hortelã e o nome é derivado de sua origem latina para significar orvalho do mar. O alecrim é muito comum na culinária mediterrânea e tem um sabor adstringente amargo. Embora isso seja verdade, complementa muito bem os alimentos oleosos. Um tisano pode ser feito a partir das folhas de alecrim e isso também é muito popular ao cozinhar.
Primeiro é queimado e depois adicionado a um churrasco para dar sabor a vários alimentos. Sálvia, ao contrário de muitas outras ervas, possui um alto valor nutricional e é rica em ferro, cálcio e vitamina B-6 e é mais nutritiva na sua forma seca do que fresca. O alecrim deve ser colhido exatamente como você vai usá-lo, porque realmente perde seu sabor depois de seco. Gardner jurou que, se você plantar algumas plantas de alecrim dentro e ao redor do seu jardim, o alecrim afastará mariposas, besouros e moscas de cenoura.
Os europeus mais velhos amavam Rosemary e acreditavam que ela melhorava a memória e também a usava como símbolo de lembrança, e muitas vezes era jogada em sepulturas novas antes de serem enterradas. Tradicionalmente, tem sido dito que Rosemary, se não for aparada, crescerá por trinta e três anos, onde atingirá a altura de Cristo quando ele foi crucificado. Muitos também colocavam raminhos de Rosemary debaixo dos travesseiros para proteger o mal e os pesadelos. Muitas vezes, a madeira proveniente dos caules da planta Rosemary era usada para fazer instrumentos musicais. Lembre-se de que as pessoas naquela época gostavam de utilizar cada pedaço de algo para não desperdiçar. Hoje, muitas grinaldas são feitas de alecrim como um símbolo de lembrança.
Hoje, Rosemary ainda é usada para muitas coisas além de cozinhar, como em pot-pourris, purificadores de ar, xampus e cosméticos. Também há evidências científicas de que Rosemary funciona muito bem como estimulante da memória. Rosemary também mostrou algumas propriedades de prevenção de câncer em animais. Porém, Rosemary demonstrou uma forte relação em relaxar os músculos e aliviar dores de estômago e cólicas menstruais. A principal coisa a lembrar ao usar Rosemary para essa finalidade é que, se você usar muito, pode realmente causar um efeito contrário.
Quando transformado em chá, é ingerido para acalmar os nervos e a ansiedade e como anti-séptico. Alecrim, quando usado como um chá, muitas pessoas acham muito bom gosto. Fazer o chá de alecrim é bastante simples, na verdade, basta derramar água fervente sobre as folhas e deixar em infusão por 10 a 15 minutos. Um pouco de açúcar pode ser adicionado por você não deve adicionar nenhum creme. Alguns raminhos podem ser adicionados aos óleos e vinagres para dar sabor aos produtos que dão um sabor agradável ao cozimento.
Quando usado cosmeticamente, pode clarear e tonificar o cabelo humano e, quando misturado com partes iguais do shampoo, também é conhecido por fortalecer o cabelo. Também contribui para um bom aditivo na água do banho quente. Hoje em dia, o alecrim ainda é usado com bastante frequência, porém mais para cozinhar do que qualquer outra coisa.
Dandelion
O dente-de-leão é uma planta herbácea que realmente é muito mais do que apenas um incômodo no seu quintal. Para todos os efeitos, as folhas do dente-de-leão estão no seu melhor, assim como emergem do chão e são muito distintas, pois nada realmente se parece com isso. Dependendo de quando você colhe as folhas do dente-de-leão, determinará a amargura delas, mas é uma amargura atraente.
Essas folhas, que são consideradas uma erva, combinam bem com saladas e saem bem refogadas ou cozidas no vapor. Muitos afirmam que o sabor é semelhante ao da endívia. As pessoas que gostam de comer frutos da natureza afirmam que é perfeitamente aceitável comer também a flor Dandelion. Alguns afirmam que eles produzem bolinhos excelentes se forem batidos e fritos e dão uma contribuição colorida a qualquer salteado.
As folhas de dente de leão são realmente extremamente nutritivas, muito mais do que qualquer erva que possa ser comprada nas lojas. Eles são mais carotenos do que as cenouras e têm mais ferro, cálcio e ferro do que os espinafres. As folhas de dente de leão também estão cheias de vitaminas B-1, B-2, B-5, B-6, B-12, C, E, P, D, biotina, inositol, potássio, fósforo, magnésio e zinco. A raiz do dente-de-leão é um dos remédios fitoterápicos mais seguros e populares do mercado e é amplamente usada atualmente.
Tradicionalmente, ele pode ser transformado em um tônico conhecido por fortalecer todo o corpo, especialmente o fígado e a vesícula biliar, porque promove o fluxo da bile. A raiz do dente-de-leão contém taraxacina, reduzindo a inflamação dos ductos biliares e reduzindo os cálculos biliares. É comumente usado para hepatite, inchaço do fígado e icterícia. Também ajuda na digestão.
Esta planta também atende pelo nome francês, Pissenlit. Ironicamente, quando usado na forma de chá feita pelas folhas ou pela raiz, tem a tendência de atuar como diurético nos rins. Os diuréticos vendidos sem receita tendem a sugar o potássio para fora do corpo, mas não as folhas do dente-de-leão. O chá de raiz de dente-de-leão ajudou alguns a realmente evitar a cirurgia de cálculos urinários. Os dentes-de-leão são realmente bons para a saúde e o bem-estar, de modo que praticamente qualquer pessoa pode se beneficiar de uma xícara de chá-leão. Muitos herbalistas dizem que incorporar a planta Dandelion no jantar todas as noites ajudará na digestão mais fácil.
Quando você pega uma planta-leão e quebra o caule, encontrará uma substância branca leitosa no interior. Esta substância é ótima para remover verrugas, espinhas, toupeiras, calos, calmante de picadas de abelha e bolhas. Algumas outras coisas pelas quais o Dandelion era popular no passado são a fabricação de geléia de Dandelion e outras a utilizam como substituto do café quando é torrado e moído. Muitos também bebem vinho-leão.
Hoje, os europeus usam muitas raízes de dente-de-leão para fazer medicamentos à base de plantas e acham difícil acreditar que os americanos se refiram a essa planta altamente benéfica como uma erva daninha quando apresenta benefícios positivos para o fígado, baço, rins, bexiga e estômago.
Catnip
Catnip é o nome comum para uma erva perene da família da hortelã. O Catnip é nativo da Europa e é importado para os Estados Unidos. Na América do Norte, é uma erva daninha comum e generalizada. Catnip é mais popular entre os gatos e a reação que eles causam quando recebem um beliscão seco do dono. Eles rolam nele em toda a sua glória. O fato é que os humanos não sentem o cheiro dos gatos quando se trata de catnip, para que os humanos não reajam da mesma maneira que os gatos. Sabe-se que a nepetalactona química na catnip é a coisa que desencadeia a resposta. Aparentemente, de alguma forma, inicia um padrão estereotipado em gatos sensíveis à substância química.
Nos seres humanos, o catnip tem sido usado para várias doenças, incluindo o tratamento de cólicas, dores de cabeça, dor de dente, resfriados e espasmos. Também é conhecido por induzir o sono na maioria das pessoas, mas outros podem ter um efeito contrário. Catnip também tem propriedades antibacterianas. No século XV, os cozinheiros ingleses temperavam carnes com catnip e também adicionavam uma pitada às saladas. Muitas pessoas também preferem chá de catnip ao chá chinês. Alguns agentes do catnip também atuam como um repelente de baratas muito eficaz. Na verdade, provou ser mais eficaz em 100% do que o DEET.
Quando tomado por via oral, o catnip mostra um grande benefício para ansiedade, insônia e nervosismo. A nepetalactona é o ingrediente ativo da catnip e é comumente usada como um sedativo à base de plantas. Por isso, também é excelente para aliviar dores de cabeça de enxaqueca, queixas estomacais e também reduz o inchaço associado a artrite, hemorróidas e lesões de tecidos moles. Catnip pode ser comprado em forma líquida, seca ou em cápsula. É a forma seca que é comumente fabricada em um chá. O folclore diz que, se o catnip é fumado, pode produzir efeitos alucinógenos menores, mas isso já foi desconsiderado. Dizia-se também que, quando as crianças jogavam ataques, o catnip seria capaz de acalmá-las e também impedir que as crianças tenham pesadelos.
Algumas alegações foram feitas de que o catnip é um parente distante da maconha. Realmente não há validade para essa alegação, exceto pela maneira como os gatos agem quando rolam pelo estreitamento, que parece ter um zumbido. Quando o gato rola nele um efeito eufórico é exibido, mas se o gato comer qualquer um dos beliscões, ele certamente adormecerá rapidamente. Catnip tem sido chamado de erva misteriosa por muitos. Está relacionado a ervas comuns da cozinha, como tomilho e sálvia, e pode ser facilmente cultivado como planta de casa.
Outro fato sobre Catnip é que, tanto quanto os gatos parecem amar, é o mesmo que os mosquitos odeiam. Estas são todas as coisas que tornam o catnip uma erva tão única que tem a capacidade de entreter gatos, têm propriedades medicinais, existem alguns mitos engraçados sobre o assunto e é repelente de insetos.
Camomila
A camomila é uma erva que tem sido usada há milhares de anos em muitas doenças, incluindo gases, diarréia, dor de estômago, insônia e ansiedade. Também pode ser usado topicamente para certas lesões de pele. A planta de camomila tem topos de flores e estes são os que são usados para fazer chá e outros remédios à base de plantas que incluem camomila.
Quando os topos de camomila são cozidos e drenados, o líquido é de uma cor amarela profunda e pode ser levemente adocicado, se preferir. Tem um sabor muito original e muitas mulheres costumavam garantir que sempre tivessem algumas mamadeiras guardadas na geladeira com segurança na geladeira, para o caso de o bebê receber gás. Foi usado antes dos dias em que o alívio de gases não funcionava e, embora não exista validade científica, sempre parecia fazer o bebê parar de chorar e adormecer rapidamente. Também foi administrado às mulheres por cólicas menstruais nos dias anteriores a Midol e Pamprin. A camomila também possui algumas propriedades calmantes, por isso pode ser muito benéfico saborear durante o dia se você estiver se sentindo ansioso ou se os músculos do seu corpo estiverem tensos devido à ansiedade e ao estresse, diz-se que a camomila pode ajudar a aliviar isso.
A camomila produz um óleo que, quando isolado, apresenta uma cor azulada muito única e possui propriedades anti-inflamatórias muito distintas, pelo que é conhecido por funcionar muito bem em infecções de pele, eczema e pele inflamada. Isso seria camomila em sua forma tópica, em vez de flores ou chá das flores. Mais uma vez, lembre-se de que a camomila existe há muito tempo, antes que muitos medicamentos vendidos sem receita médica e com receita médica estivessem tão prontamente disponíveis. Durante anos, todas as pessoas tiveram que confiar nos remédios fitoterápicos que provavelmente foram transmitidos por gerações e possivelmente continuaram a ser transmitidos mesmo depois que os medicamentos mais novos chegaram à vanguarda.
Muitas vezes, quando crianças pequenas tinham picadas de insetos, assaduras ou eczema, a mãe enchia uma meia com camomila e aveia e deixava de molho na banheira com os filhos. Foi muito eficaz em parar a coceira e melhorar a assadura. A camomila também foi usada em combinação com outras ervas para muitos outros fins, como se alguém se sentisse enjoado, uma combinação de camomila, raiz de alcaçuz desfiada, sementes de erva-doce e hortelã-pimenta curariam isso rapidamente. Como a camomila faz parte da família Ragweed, você não deve ingeri-la se tiver alergia a Ragweed.
Algumas pessoas gostam de tomar uma xícara quente de chá de camomila sem doenças, só porque gostam. As mães grávidas e lactantes são aconselhadas a ficar longe de todas as ervas, mas a camomila é a exceção a essa regra. É completamente seguro para qualquer um beber a qualquer momento. Sabe-se que também ajuda na dentição dos bebês. Em uma nota final, a camomila é conhecida por ser um excelente condicionador de cabelo e acalmar o couro cabeludo. Quando misturado com um pouco de limão e sol, também é conhecido por dar sutis destaques naturais aos cabelos.