Lei da atração,  PNL e Gaslighting

Lei da atração, PNL e Gaslighting

Ancoragem para equilíbrio emocional

A maioria das pessoas experimenta a vida como uma montanha-russa de diferentes estados emocionais, aceitando sem questionar que as emoções são algo que apenas acontece em resposta a eventos da vida. Em qualquer dia, você pode experimentar vários estados, alguns positivos e outros negativos ou angustiantes. O estado emocional em que estamos é tão importante quanto afeta o modo como nos comportamos e os resultados que obtemos. Se você está se sentindo positivo e feliz, é claro que o mundo inteiro parece melhor e mais interessante e a maneira como você se comporta refletirá isso.

De fato, estados emocionais não são algo que acontece conosco, mas nós os criamos com base em como vemos o mundo. Todos conhecemos uma pessoa realmente positiva que leva tudo ao seu alcance ou um amigo que parece ficar chateado com a menor preocupação. Nestes tempos modernos, é como reagimos às ameaças percebidas que nos causam estresse e problemas.

Imagine ser capaz de controlar e regular suas emoções para que a vida seja mais equilibrada ou seja capaz de acessar estados emocionais engenhosos quando você precisar deles. A terapia de programação neurolinguística (PNL) é uma maneira de aprender a gerenciar seu estado emocional e alterá-lo à vontade, a fim de experimentar a liberdade emocional. Quando os clientes me procuram para a PNL Aylesbury, Herts, sou capaz de ensinar-lhes as ferramentas de ancoragem, para que possam trazer harmonia e equilíbrio emocional à sua vida.

As âncoras são associações que ocorrem naturalmente entre um estímulo externo e uma resposta comportamental ou emocional. Eles ocorrem porque a mente humana busca constantemente entender o meio ambiente, procurando padrões e associações entre as coisas. Provavelmente, você já teve a experiência de ouvir uma determinada peça musical que lembra uma pessoa ou evento do passado ou sentiu cheiro de perfume ou outro cheiro que lembra alguém que você conhece. Felizmente, a maioria das pessoas vê um sinal vermelho e sabe parar automaticamente! Nem todas as âncoras são positivas. As pessoas aprendem a fazer associações negativas entre as coisas, como se sentirem ansiosas ou preocupadas quando são convidadas a ir ao escritório de seus chefes ou quando são obrigadas a fazer uma apresentação aos colegas.

A PNL utiliza deliberadamente âncoras para capacitar as pessoas a ter controle sobre seus estados emocionais. Existem técnicas específicas de PNL nas quais um estímulo é usado para desencadear e vincular um estado emocional. O estímulo é geralmente externo e pode ser um som ou toque. Por meio dessas técnicas, é possível que um indivíduo desenvolva um recurso de estados emocionais positivos, aos quais pode acessar em qualquer situação em que precise deles. Também é possível colapsar completamente as âncoras negativas, para que os estímulos externos que causam estados emocionais negativos não sejam mais um problema.

Você já terá em si todos os recursos emocionais positivos necessários. A PNL, Aylesbury, Herts, pode permitir que você faça uso deles. Ter esse controle terá um efeito profundo em todos os aspectos da sua vida, principalmente nos seus relacionamentos. Você descobrirá que é capaz de se comportar de maneiras novas e flexíveis. Se você acha que aprender a usar âncoras o beneficiaria, seria aconselhável consultar um profissional de PNL. A ancoragem é algo que você pode aprender a auto-administrar e é uma habilidade que dura toda a vida, que lhe dará melhores resultados.

O processo envolve a lembrança de momentos específicos no passado em que você experimentou o recurso emocional que deseja ancorar. O que é ótimo é que você pode emprestar recursos emocionais positivos que ocorrem em resposta a certas situações da sua vida e usá-los em outras situações em que você gostaria que os tivesse! Portanto, a motivação que você sentiu ao planejar um feriado específico pode ser emprestada e usada como motivação necessária para levá-lo à academia!

Por que não passar um tempo pensando em momentos específicos do passado em que você se sentiu feliz ou riu tanto até doer! Você ficará surpreso com todas as emoções positivas que experimentou e como é possível recriar esses sentimentos novamente apenas pensando neles. Faça isso e você estará bem no caminho de ser o chefe do seu estado emocional.

Karen Hastings é uma terapeuta ocupacional com experiência no NHS e mestre em PNL. PNL, está disponível em PNL, Aylesbury, Herts.

Ancorando o segredo da PNL à autoconfiança

Todos nós já ouvimos falar de Pavlov, o cara que descobriu que podia condicionar os cães a babar apenas tocando uma campainha. Os cães foram condicionados a associar o toque da campainha com a comida. Na PNL, chamamos o que Pavlov fez de ancoragem.

Se você pensar sobre isso, a ancoragem desempenha um papel importante em nossas vidas. Todos temos uma música que nos faz sentir bem … ou mal. A PNL oferece a chance de criar suas próprias âncoras e também em outras pessoas.

Imagine que as pessoas ao seu redor se associem se sentindo bem com você! Como isso mudaria seu relacionamento com eles? E a pessoa que você atrai? Se você pudesse fazê-los associar um sentimento de atração a você, como isso mudaria as coisas?

Então, como funciona a ancoragem?

Alguém tem uma experiência emocional intensa e, em algum momento durante essa experiência, um estímulo específico é aplicado, criando um vínculo neurológico entre esse estímulo e a emoção. Um exemplo negativo disso seria uma mulher cujo marido morreu. Como aqueles que comparecem ao funeral dele, eles a tocam no braço dela, enquanto lhe dão seus pêsames. Semanas após o funeral, a mulher só precisa ser tocada no braço para que esses sentimentos de tristeza voltem a ela.

O estímulo pode ser qualquer coisa, desde um toque a um tom de voz (como se sente quando essa pessoa diz que te ama com esse tom de voz certo?) Até o toque de um lápis em cima de uma mesa. O importante é que seja usado em um determinado ponto da experiência e que seja adequadamente único quando houver forte estímulo emocional, para que os dois se associem.

Vamos tentar um exercício de desenvolvimento de autoconfiança instantânea:

Pense em um momento em que você estava totalmente confiante, sentiu-se poderoso e não havia dúvidas em sua mente. À medida que esses sentimentos voltam para você, eles atingem o pico e diminuem. Comece a cerrar o punho. Repita isso e teste-o apertando o punho. Se você fez o que é certo, deve sentir o surgimento dessas mesmas emoções. É assim , é simples. Veja que diferença a ancoragem pode fazer na sua vida? Imagine disparar essa âncora de confiança sempre que se sentir um pouco inseguro.

Você também pode fazer isso com outras pessoas. Os mesmos princípios se aplicam.

A eficácia da âncora depende da força da experiência emocional, da singularidade da âncora e do número de vezes que é repetida.

Este artigo aborda os princípios básicos da ancoragem de um curso de bom praticante, que oferece muitas técnicas e aplicações poderosas de ancoragem, do treinamento ao jogo de pôquer.

Como mencionado no início do artigo, imagine ancorar todos ao seu redor a sentimentos positivos. Que tal ser capaz de ancorar seu chefe a bons sentimentos? Isso faria diferença na sua carreira? Você pode apostar que sim.

Se você pudesse ancorar-se a estados de extremo poder de confiança e motivação, poderia disparar a qualquer momento que quisesse o que seria diferente em sua vida? Imagine poder fazer o mesmo com as pessoas ao seu redor. Isso aumentaria seu poder como líder ou gerente de negócios? Que tal fazer isso com seus filhos como pai? As possibilidades são imensas.

Uma lição de Gaslighting

Existe uma técnica psicológica chamada gaslighting, que é incrivelmente potente, especialmente em situações persuasivas.

Algumas noites atrás, eu estava assistindo TV, apenas girando sem rumo, e me deparei com um episódio antigo de M _ A _ S * H. Neste episódio, BJ está entediado e, para se divertir, ele prepara um plano de diversão às custas de Winchester.

BJ pega um par de calças de Winchester e em seu lugar as substitui por um par de dois tamanhos grandes demais. Quando Winchester finalmente coloca as calças, BJ pergunta se Winchester está bem. Ele menciona que o notou olhando um pouco abaixo do tempo e sugere que ele talvez tenha um vírus porque está parecendo muito magro.

Mais tarde, BJ substitui as calças muito grandes, por um par muito pequeno. Quando Winchester muda novamente, BJ percebe casualmente o quão pesado Winchester se tornou, o que tem um efeito dramático em Winchester, levando-o a seguir uma dieta estrondosa.

Hawkeye, tendo observado as interações, pergunta a BJ: O que vem a seguir?

Amanhã ele fica mais alto, BJ responde.

Isso ilustra a própria essência da iluminação a gás. Nesse caso, o gaslighting é uma brincadeira inofensiva. Gaslighting também tem o potencial de ser bastante perigoso e cruel quando usado com malícia. Então, por que estou escrevendo sobre isso? Para que você possa se proteger contra isso, se alguém tentar usá-lo contra você.

Com todas as técnicas de persuasão que ensino, saiba que elas são ferramentas incrivelmente poderosas e, quando usadas sem integridade, não levarão a lugar algum rápido. Eles devem sempre ser usados ​​de forma ética e com integridade.

O termo gaslighting veio do filme de 1944, com o mesmo nome e passou a ser definido como a manipulação implacável de uma pessoa em acreditar em algo que não é verdade.

Em ‘Gaslighting’, o marido tenta convencer sua esposa de que ela é louca para que ela precise ser institucionalizada, afastando-a assim do caminho. Suas manipulações sutis fazem com que ela duvide de sua própria compreensão da realidade.

Usar o gaslighting de uma maneira que não seja antiética pode incluir a compreensão de como seu possível cliente rico interpreta a própria realidade.

A técnica de gaslighting tem cinco estratégias principais.

A primeira estratégia envolve questionar repetidamente uma pessoa, plantando dúvidas.

Se você assistir a programas de jogos, notará que eles usam isso para aumentar o nível de tensão e, muitas vezes, isso faz com que o participante duvide de sua decisão. Você tem certeza? Esta é realmente a sua resposta final?

Isso pode ser realizado sem sequer falar. Imagine alguém inclinando a cabeça, erguendo a sobrancelha. Isso pode ser instalado no receptor que duvida de colocá-lo desprevenido.

Funciona melhor se você considerar o melhor interesse deles.

A segunda estratégia é apontar coisas que simplesmente não existem.

Isso é útil para minar o sentimento de realidade. Também pode ser usado para apontar ativos e qualidades em uma pessoa que não tem ideia de que eles têm esses ativos e qualidades (se eles realmente têm ou não).

Por exemplo, apelar ao senso de vaidade ou ego de seu chefe, cliente, perspectiva ou autoridade pode funcionar tremendamente.

Se a massagem do ego for completamente sem mérito e os elogios forem infundados, você provavelmente será descoberto. Use sutileza com pequenas porções da realidade.

A estratégia número três é principalmente para o uso de especialistas - alguém que tenha conhecimento especializado ou acesso divino a informações que você não tem ‘conexões’ para aprender. Eles têm um conhecimento muito esotérico, misterioso ou especializado que lhe dará a resposta que você procura.Ao invés disso, a resposta que eles desejam que você acredite que procura.

Isso causará defesas reduzidas e um sentimento mais confiante do cliente.

A estratégia número quatro é revelar os pensamentos secretos dos outros.

Isso também é conhecido como fofoca. É um tipo especial de fofoca que manobra na tentativa de fornecer informações. É apenas entre ’nós’, é de mim, alguém que se importa o suficiente para lhe dizer o que as outras pessoas estão dizendo. . .

Isso pode ser usado com ‘fofocas legais’, ou seja, elogios a essa pessoa que você não deveria compartilhar. Pode instalar um comportamento positivo.

E por último, mas não menos importante, a estratégia final é usar o poder de muitos contra o poder minúsculo de um.

Você verá isso usado por crianças, políticos, na religião, na mídia, nas forças armadas e em toda a sociedade.

Orwell chamou isso de ‘pensamento de grupo’ e, à medida que as empresas ganham cada vez mais controle sobre a distribuição de informações, fica cada vez mais difícil encontrar informações precisas e ainda mais difícil se distanciar da multidão, especialmente quando você está certo.

É poderoso ter ‘muitos’ do seu lado e muito difícil manter sua posição quando você enfrenta muitos.

Gaslighting não é legal. Ele foi projetado para induzir as pessoas a duvidar. E, no entanto, existem maneiras positivas de usá-lo.

Seja organizado e nunca mais esqueça uma coisa

Esquecer-se de pequenas coisas não é um bom sinal de levar uma mente saudável ou uma boa memória. Essas coisas são importantes em termos de permitir que sua mente crie sua própria associação com as coisas do passado com as quais você estava acostumado e apenas o pensamento de estar neste estado cria um conflito ainda maior com as tarefas futuras.

Mas não vamos esquecer as pessoas com memória louvável. Eles podem não ter nada em particular com que se preocupar, especialmente quando se tratam de tarefas de memorização, mas essas pessoas ainda sofrem e experimentam um deslize de pensamento várias vezes. Pode ser apenas pequenas coisas, como dizer que você perdeu suas chaves porque se esqueceu de onde as colocou pela última vez. Para você, pode ser apenas um simples “extravio” de objetos importantes, mas se você tentar pensar sobre isso em um nível diferente, é realmente um problema de memória. A má notícia é que isso pode piorar ainda mais do que é hoje.

Novamente, essas coisas podem ser simples. Além de esquecer onde você colocou as chaves do carro nesta manhã, coisas como eventos importantes e prazos também podem escapar da sua mente e isso pode se tornar um mau hábito. A boa notícia é que você pode assumir o controle dessas coisas. Você pode impedir-se de desenvolver a distração, porque quando ela o domina, seu instinto natural de organizar as coisas adequadamente também desaparece.

Quando você tenta pensar sobre isso, há realmente um grande significado sobre como uma pessoa organiza seus pensamentos e, por sua vez, as coisas que importam ao seu redor. Melhorar sua memória pode ser feito de várias maneiras, mas destruí-lo também pode acontecer rapidamente e ainda existem mais fatores que contribuem para a falha de memória.

Desta vez, é simples. Tente o seu melhor para ser organizado. Se lembrar de onde colocou as chaves do carro é um problema, use um contêiner que possa ser facilmente localizado e colocado onde possa ser visto com facilidade. Se lembrar demais os nomes, peça mais informações sobre a pessoa, seu paradeiro, realizações e conhecidos. As coisas que ele diz vão imprimir a memória ancora no seu cérebro, que se apega ao nome dele. Existem muitas ideias de como você pode simplesmente evitar o esquecimento, mas cabe a você aplicá-lo.

comments powered by Disqus